Delegação Oficial Portuguesa participou na Cerimónia Evocativa da Libertação do Campo de Concentração de Mauthausen – 15 de Maio de 2022

Para nunca esquecer as atrocidades do passado e reforçar a salvaguarda dos direitos humanos

Teve lugar a 15 de Maio a Cerimónia Evocativa da Libertação do Campo de Concentração de Mauthausen, na Austria, onde morreram cidadãos portugueses vítimas do sistema concentracionário Nazi, vários dos quais oriundos de Vila Nova de Famalicão. Já em 2017, o Estado Português havia descerrado, no “muro de lamentações” do campo uma lápide de homenagem a todos os cidadãos portugueses vítimas da barbárie Nazi.

O Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova coordena uma importante investigação sobre esta temática tendo publicado, no âmbito do Programa Nunca Esquecer e em colaboração com a Imprensa Nacional Casa da Moeda, o livro  “Os Portugueses no Sistema Concentracionário do III Reich”.

Entre as iniciativas promovidas pelo Município de Vila Nova de Famalicão em reconhecimento e homenagem às vítimas famalicenses, foi organizado um concurso escolar “De Famalicão para o Mundo: Trabalhadores Portugueses Forçados no III Reich e os Famalicenses no sistema concentracionário nazi”, que envolveu todos os alunos do 12.º ano do Curso Científico e Humanístico e do 11.º ano do Curso de Artes Visuais. A turma vencedora do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco integrou a Delegação Oficial Portuguesa.

A Delegação foi constituída pelo Embaixador de Portugal em Viena, Miguel Almeida e Sousa; Embaixador Luiz Barreiros, Chefe da Delegação Portuguesa à IHRA – Aliança Internacional para a Memória do Holocausto; Professor Fernando Rosas, coordenador do projeto de investigação em curso, e investigadores Cláudia Ninhos, Cristina Clímaco, António Carvalho e Ansgar Schaefer; a Comissária do Programa Nunca Esquecer, Marta Santos Pais; o Vereador da Cultura de Famalicão, Dr. Pedro Oliveira; Dra. Arminda Ferreira, Coordenadora do programa educativo e cultural municipal “De Famalicão para o Mundo”; bem como as professoras da turma vencedora, a coordenadora da comunicação do município e jornalistas da RTP.

 mauthausen1mauthausen3mauthausen4mauthausen5

mauthausen6mauthausen7mauthausen9mauthausen11

mauthausen12mauthausen13mauthausen14mauthausen19

mauthausen15mauthausen16mauthausen17mauthausen8.pngmauthausen18mauthausen10

  • Partilhe